ECODEPUR contribui para a criação de uma economia circular

O QUE É A ECONOMIA CIRCULAR?

Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na prevenção, redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

Substitui o conceito de “fim-de-vida” da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação. Com a ameaça da indisponibilidade de recursos naturais, torna-se essencial que a sociedade mude para uma economia mais verde e sustentável, fundamentada num modelo de negócios circular.

Ou seja, uma economia onde os materiais são preservados, restaurados ou reintroduzidos, com proveitos económicos para fornecedores e utilizadores, e benefícios ambientais decorrentes de menor extração e importação de matérias-primas, redução na produção de resíduos e redução de emissões.

 

A ÁGUA É UM RECURSO PRECIOSO FINITO 

Apenas 3% da água na Terra é adequada para consumo humano e irrigação. Na zona mediterrânea cerca de 20% da população vive com dificuldades de acesso à água e no verão mais de 50% da população é afetada com a sua escassez.

Atualmente, cerca de 1 bilhão de metros cúbicos de águas residuais urbanas tratadas são reutilizados anualmente, o que representa aproximadamente 2,4% dos efluentes das águas residuais urbanas tratadas e menos de 0,5% das retiradas anuais de água doce da EU.

Em Portugal, apenas 65 % do que é capturado é efetivamente utilizado, e a reutilização é, ainda, residual quando comparada com outros Estados-Membros.

Quando comparado a fontes alternativas de abastecimento de água, como dessalinização ou transferência de água, o reaproveitamento de água exige menos custos de investimento e energia, contribuindo também para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

 

ETAR's – AS NOVAS FÁBRICAS DE ÁGUA

AS TENDÊNCIAS DA REUTILIZAÇÃO

"O especialista, que em 2007 usou pela primeira vez o termo “Fábricas de Água” para se referir às ETAR, considera que o efluente final das estações pode ser utilizado como fonte de abastecimento de água para usos secundários – regas, autoclismos, lavagens de rua, etc. - e que o futuro das ETAR passará não só por tratar as águas residuais para as descarregar no meio receptor, como encarará esta infraestrutura como sendo ela própria uma origem de água." (João de Quinhones Levy)

A reutilização de águas residuais tratadas como fonte alternativa de abastecimento de água, é atualmente reconhecida e incorporada nas estratégias internacionais, europeias e nacionais.

O uso de recursos hídricos não convencionais através da reciclagem e reutilização pode apoiar o fornecimento de água segura, disponível e acessível, diminuindo as necessidades de energia, custos de recuperação e impactos ambientais. Portanto, é um componente essencial numa gestão sustentável da água.

É neste contexto que as FÁBRICAS DE ÁGUA ECODEPUR®, são um contributo essencial no novo conceito da Economia Circular, permitindo obter-se um suprimento confiável de água, onde não se limita apenas à descarga em meio recetor de águas tratadas, como se tem a possibilidade de se reaproveitar a água para diversas aplicações.

São uma nova fonte geradora de água que exige menos custos de investimento e de energia, quando comparado com fontes alternativas de abastecimento de água, como dessalinização ou transferência de água, contribuindo também para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

POR QUE REUTILIZAR ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS?

A captação excessiva de água é uma das principais causas de stresse hídrico. As principais pressões do consumo de água estão concentradas na irrigação e na demanda doméstica, incluindo o turismo. A Comunicação de 2007 sobre escassez de água e secas deixou claro que a escassez de água e os eventos de seca provavelmente serão mais graves e mais frequentes no futuro devido às mudanças climáticas e ao aumento da população. Nos últimos trinta anos, as secas aumentaram dramaticamente em número e intensidade na UE e pelo menos 11% da população europeia e 17% do seu território foram afetados pela escassez de água até o momento.

O potencial papel da reutilização de águas residuais tratadas como fonte alternativa de abastecimento de água é agora bem reconhecido e incorporado às estratégias internacionais, europeias e nacionais. 2030. A reutilização da água é uma área prioritária no Plano Estratégico de Implementação da Parceria Europeia de Inovação em Água, e a maximização da reutilização da água é um objetivo específico da Comunicação "Projeto para proteger os recursos hídricos da Europa".

A reutilização de águas residuais tratadas pode proporcionar benefícios ambientais, sociais e econômicos significativos. De acordo com o Blueprint, a reutilização da água pode melhorar o status do ambiente quantitativamente, aliviando a pressão substituindo a abstração e qualitativamente, aliviando a pressão da descarga do UWWTP para áreas sensíveis. Além disso, quando comparado a fontes alternativas de abastecimento de água, como dessalinização ou transferência de água, o reaproveitamento de água geralmente exige menos custos de investimento e energia, contribuindo também para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

FONTES
https://ec.europa.eu/environment/water/reuse.htm
http://www.ambienteonline.pt/13expoagua/noticias/fabricas-de-agua-as-tendencias-da-reutilizacao
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/114337039/details/maximized?dreId=114337031
https://www.eip-water.eu/sites/default/files/sip.pdf
(EUROPEAN INNOVATION PARTNERSHIP WATER STRATEGIC IMPLEMENTATION PLAN)

 

Peça o seu Orçamento
Nome Produto (Obrigatório)
Seleccione se é Empresa ou Particular (Obrigatório)
Empresa
Nome de Contacto (Obrigatório)
Telefone (Obrigatório)
Localidade (Obrigatório)
Declaro que li e aceito aPolítica de Privacidade da Ecodepur (Obrigatório)
Mensagem
Transcreva os seguintes números: 4393
Fechar